Conab recebe 26 mil toneladas de milho e põe fim ao desabastecimento no PI

20121024180511_195d6

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) no Piauí está recebendo 26 mil toneladas de milho para suprir a falta do produto no Estado. Há dois meses a companhia enfrenta um estrangulamento no setor rodoviário do país por conta da quebra da safra de milho nos Estados Unidos.

Por três leilões consecutivos a Conab não conseguiu uma transportadora sequer que estivesse interessada em transportar milho dos estados de Mato Grosso e Goiás para o Nordeste.

Segundo o superintendente da Conab no Piauí, Alysson Pêgo, o interesse das empresas era unicamente transportar o milho comprado pelos americanos desses dois Estados e seria levado para os portos brasileiros. O frete era mais alto do que o oferecido pela Conab e era pago em dólar.

Por isso o milho já comprado pelo Governo Federal ficou estocado nos armazéns e gerou desabastecimento nos Estados. Produtores e parlamentares do Piauí protestaram e acusaram a Conab de mau gerenciamento.

Agora, dois meses depois o problema foi resolvido pelo aumento no valor do frete. O milho começa a chegar a seis municípios-polo do Piauí: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras, São Raimundo Nonato e Corrente.

A venda do grão começa no próximo dia primeiro de novembro. O produto é destinado à alimentação animal.  A Conab já contratou mais 14 mil toneladas de milho para iniciar 2013.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: