Clima tenso na Câmara é termômetro do ano eleitoral em Castelo do Piauí

Ontem, 7, na primeira sessão de 2012, o clima ficou tenso com a fala do Vereador Milton Maia (PRTB), que repudiou a forma como se deu a licença dos vereadores Raimundinho Mineiro (PSB) e Rossi Melo (PSB) para tratar de assuntos pessoais no final de 2011.

Segundo Milton Maia, o vereador Raimundinho Mineiro teria dito que entrou de licença para “dar mídia” ao seu suplente, Marcos Aurélio (PT). “Como é que um vereador pede licença para tratar de assuntos particulares e lá fora vai dizer que foi pra dar mídia a um vereador que assumiu? Isso no mínimo é irresponsabilidade, falta de decoro, não se pode mentir para os vereadores nem para a sociedade de Castelo. A sociedade precisa saber quem é a oposição de Castelo, porque se enganou nove vereadores vai enganar vinte mil habitantes”, desabafou.

Ainda segundo Milton Maia, os vereadores licenciados não permitiram que fosse feito depósito dos vencimentos nas respectivas contas bancárias dos suplentes recém-empossados.

O vereador do PRTB ainda aproveitou para fazer alguns questionamentos: “cadê, vereador Rossi, as quadras [de esporte] que V. Exª. Prometeu em alguns povoados por aí? ; cadê, Raimundo Mineiro, o ProJovem que Vs. Exªs. fizeram o favor de acabar; vereador Tomaz, cadê o programa do leite que acabaram no nosso município, mesmo sabendo que esse programa tinha uma política pesada?”

Muito incisivo, o vereador Milton Maia ainda afirmou que ficará difícil aprovar os pedidos apresentados pelos vereadores da oposição, chamando-os de mentirosos e ameaçando-os inclusive de cassação.

Defesa

Em aparte, o vereador Raimundinho Mineiro defendeu-se. “Se V. Exª. tiver coragem, deve imediatamente pedir a essa casa que crie uma corregedoria para fazer uma CPI, chamando os vereadores que foram convocados para prestar esclarecimentos. Vs. Exªs. aprovaram minha licença e posso comprovar que viajei e se quiser posso ir com V. Exª. por onde andei, que se envergonhará porque vai ver a prova”, defendeu-se. Falando sobre o ProJovem, disse que estão se encerrando as inscrições para 90 vagas do ProJovem Adolescente, divididas em 3 cursos.

Aproveitou para atacar o Ver. Milton Maia referindo-se às taxas cobradas por um cartório pertencente à sua família e acusando-o de ter uma distribuidora fantasma de remédios. Nesse momento o Ver. Adalberto Neirane, que presidiu a sessão, interrompeu o aparte pedindo que o edil mantivesse o decoro.

O Vereador Rossi Melo (PSB) também fez um aparte para responder à pergunta sobre a construção da quadra na Localidade São Mateus. Segundo o vereador e pré-candidato a prefeito, o então Dep. Estadual Paulo Martins liberou emenda para a obra, mas o recurso foi redirecionado para outro município porque a prefeitura de Castelo, segundo Rossi Melo, não teria feito a doação do terreno, que seria a contrapartida do município.

Milton Maia encerrou sua fala dizendo que o povo de Castelo o conhece e que em dezembro completará 20 anos como vereador. Disse ainda ser candidato à reeleição e que tem certeza que será reeleito porque tem uma vida pública limpa.

Por mais de uma vez o presidente pediu para o nível e respeito mútuo serem mantidos durante a sessão.

Fonte: Portal CDP

Nenhum comentário: