Enduro do Marvão transforma a terra da cachaça na capital da adrenalina. Veja o resultado

Quadriciclo na Pedra do CasteloDurante dois dias, o município de Castelo do Piauí, conhecido como a capital da cachaça transformou-se na capital da adrenalina com o Enduro do Marvão, uma prova tradicional que já se firmou no calendário off-road e que este ano completou 10 anos transpirando velocidade e adrenalina.
O Enduro do Marvão 2011 marcou a abertura do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade sob a organização do Castelo Trail Club e supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. A competição contou com a participação de pilotos dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Os números de participantes foram um recorde em relação às edições anteriores. Ao todo foram 120 bikes, 84 motos, 08 quadriciclos e 01 carro, cada modalidade competindo em percursos diferenciados.
O Marvão cresce a cada edição e não poderia faltar a tradicional prova de mountain bike, porém com um percurso menor, em relação às modalidades motorizadas, como carros, motos e quadriciclos. Esta foi a primeira vez que o Enduro do Marvão valeu como uma etapa do Campeonato de Piauiense de Ciclismo.
Segundo George Rodrigues, presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, a prova foi ótima porque os atletas enfrentaram todo tipo de terreno e pretende continuar a parceria para a realização de mais uma etapa do Campeonato. “O Enduro do Marvão valeu pela 2ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo e a Federação preparou uma prova com a cara da região, predominando trechos com singletrack que são caminhos fechados, muita pedra, riachos, lageiros, subidas e descidas”, explicou George Rodrigues que acrescenta que pilotos de várias regiões do Estado se mobilizaram para participar da prova. Um exemplo é o atleta Edmilson Dias, da categoria Máster A2, que já havia pedalado 30 km para chegar em Castelo do Piauí, até conseguir pegar uma carona com o George Rodrigues.
O primeiro piloto de moto largou às 09 horas da manhã do Posto Bezerra em direção aos municípios de Juazeiro e Novo Santo Antônio, e enfrentou 182 km de trilha durante cinco horas e meia de prova com muita diversidade de terrenos, tudo para testar as habilidades dos competidores.
Considerada uma das provas mais bonitas, a 10ª edição do Enduro do Marvão percorreu pontos turísticos que são belezas naturais da região norte. Destaca-se aqui a Pedra do Castelo, um verdadeiro sitio arqueológico cravado no coração de Castelo do Piauí. O suntuoso monumento também é um lugar sagrado e místico, que sempre influenciou o imaginário da população local. Além disso, a região de Castelo do Piauí possui diferentes formações rochosas: o cânion verde, onde se situam as serras que abrigam o grande cânion; e o canalão, por onde o rio Poti corre estreito entre monumentais paredões de aproximadamente 50 metros de altura.

Pilotos passaram pela Pedra do Castelo(Imagem:Roberta Rocha)

Pilotos passaram pela Pedra do Castelo - Imagem: Roberta Rocha

Outro ponto alto da prova foram as 10 cachoeiras no município de Novo Santo Antonio que formam o Roteiro das Cachoeiras, localizado na região norte do Estado, a 112km de distancia de Teresina e que foi inserida no Pólo Turístico de Aventura e Ministério, destacando-se pelas paisagens naturais apresentadas pelos variados espelhos e quedas d'água, como os rios Canudos e Caiçara, que desaguam no Rio Poti, formando corredeiras, cachoeiras e uma vegetação exuberante. Por lá, os pilotos atravessaram a Passarela da Pigoita, que fica em cima da Cachoeira do Rosário.

Belas paisagens fizeram parte da trilha(Imagem:Roberta Rocha)

Belas paisagens fizeram parte da trilha - Imagem: Roberta Rocha

Antes da chegada em Castelo do Piauí, os competidores enfrentaram alguns trechos de dificuldade como a temida subida da “Nega Expedita” na localidade São Mateus e para apimentar a competição, muitos laços e pegadinhas.
Além do show de aventura e velocidade, a programação do evento contou com uma festa no Clube Recreativo Castelense, onde foi realizado o concurso de beleza para a escolha da Garota Enduro do Marvão 2011 e ainda promoveu uma palestra, em parceria com a Associação Batista Johnston, com a equipe do Centro de Restauração de Vida – CRV de Parnaíba, onde o tema abordado foi os males que a droga faz. A ação visa conscientizar a população local dos males das drogas e ainda apresentar o trabalho do Centro que proporciona tratamento especializado e recuperação de dependentes químicos e familiares, com o propósito de inseri-los na sociedade.
Enfim, o Enduro do Marvão comemorou seus 10 anos da melhor maneira: com o pé na estrada, proporcionando a seus participantes conhecer novos lugares, ampliar as amizades e viver muitas aventuras. O Marvão 2011 contou com o patrocínio da Prefeitura de Novo Santo Antônio, Prefeitura de Juazeiro, Reron, Extrafacil, Pax União e Vodka Slova.
Confira o Resultado do Enduro do Marvão:

  • Resultado Máster

1º Luiz Lobão - Teresina
2º Bruno Martins - Teresina
3º Albert Miura - Teresina
4º Geovani Caland - Teresina
5º Francisco Chavier Carvalho – Crateús

  • Resultado Over

1º Peter Ferreira - Teresina
2º Marden Frota - Teresina
3º Deusimar F Carvalho - Crateus
4º Roberto Gayoso – Teresina

  • Resultado Senior

1º Lenilson Viana - Teresina
2º Francisco Jefferson - Castelo

3º Carlos Estevão - Teresina
4º Ronaldo Pinho - São Luiz
5º Jonathan Pascoal - Parnaiba

  • Resultado Novato

1º Paulo Hiran da Silva Maia - Castelo
2º Hermelino Cardoso - Castelo

3º Joao Evandro Sales - Parnaiba
4º Ivo Nery de M - Parnaiba
5º Joao Guilherme de Sousa - Piripiri

  • Resultado Junior

1º Marcio Galego - Teresina
2º Mario Henrique F. Rodrigues - Piripiri
3º Danilo Bentes - Teresina
4º Pedro Matias - Parnaiba
5º Flavio Oliveira - Parnaíba

Fonte: Asscom Enduro Marvão

Nenhum comentário: